Foi ontem, dia 20 de maio, as 6 da manhã: a última vez que Mirela mamou no meu peito…Cheguei a esta conclusão depois dos acontecimentos que se seguiram a esta mamada.
Ontem, ela acordou e eu preparei todo o cenário da mamada matinal. Até o dia de ontem, ainda com o ar condicionado ligado, eu colocava o encosto-triângulo na cama e sentava com ela no colo, cobrindo a mim e a ela com o lençol da cama, para que ficássemos aquecidinhas e bem juntinhas. Assim, eu ainda tirava um cochilo enquanto ela mamava e dormia ao mesmo tempo e depois ela ainda cochilava por uma meia hora antes de despertar completamente para começarmos a brincar e conversar, antes mesmo de desligar o ar, abrir a cortina juntas e dar bom dia para a “dona margarida” (um catavento que fica na janela do quarto dela) para, enfim, sair do quarto e começarmos nosso dia.
Só que a mamada de ontem foi “fast”, algo em torno de 3 a 5 minutos. Largou o peito e ficou conversando comigo, brincando com os pezinhos ainda vestidos pelo pijama.
Lá pelas 7h, percebi que ela estava meio irritada e achei que poderia ser fome, visto que ela não tinha mamado praticamente nada ao acordar. Fiz o leitinho e ela tomou 80ml. Okay… Pensei que a noite ela mamaria para dormir, mas quando ofereci o peito, ela recusou. Fiz a mamadeira e ela tomou…Dormiu. Pensei, “okay, de novo! Se ela acordar de madrugada, mamará no peito!” Que nada, dormiu direto de 19:30 às 5:30h da manhã, nem acordou para uma mamada de madrugada. Até aí, ótimo, uma excelente noite de sono para nós duas. Aí, pensei de novo: “okay, quando amanhecer ela mamará!” Foi aí que percebi que algo mudara. Ela hoje recusou veementemente mamar no peito e chegou a chorar de sair lágrimas, como se estivesse sentida. Não hesitei; saí do cenário da mamada matinal com ela nos braços e fui pra cozinha preparar uma mamadeira. Ela sempre fica prestando atenção quando estamos preparando o leite dela, é engraçado; e ela ficou no meu colo caladinha, entendendo que logo, logo estaria tomando seu leitinho. Voltamos para o quarto e eu me aboleitei com ela na cama na posição de mamar, porém com a mamadeira…e ela tomou. Enquanto ela tomava e eu me tocava do que estava acontecendo, comecei a chorar…Foi inevitável… Naquele momento percebi que aquele chamego da amamentação estava acabando…
Bem, liguei para a pediatra que me orientou ainda tentar por mais alguns dias e entre hoje e domingo farei algumas tentativas. Ela (e eu também) tinha esperança de que Mirela prosseguisse ainda com leite materno um pouco mais a frente, mas me disse que as vezes acontece mesmo isso com algumas crianças quando começam com alimentação variada – desistem do peito.
Cá estou eu com os seios inchados (mais o direito, porque o esquerdo já há alguns dias ela não queria mais! vou ficar com os peitos tortos! rsrsrsrsrs) e aguardando chegar a madrugada para ver se ela pega a mama pelo menos nesse horário, meio sonolenta, isso se ela acordar… Por via das dúvidas, já liguei para minha g.o. para saber o remédio que faz o peito secar, caso ela não mame mais de jeito nenhum. Vou tentar até domingo; acho que terei que usar a desmamadeira pra aliviar. Mas depois que resolver que acabou de vez, nem poderei tentar tirar leite, para não reestimular; é tomar o remédio, apertar o seio com um sutiã poderoso, usar compressa de gelo, se incomodar, e esperar o peito murchar.
E aí? Aí, que de ontem de manhã até agora, 14h, estou com uma grande saudade de vê-la mamando em meus braços…Sei que um dia isso iria acontecer, e se bem que eu realmente não fazia questão de que ela virasse uma criança grandona mamando no peito. Mas queria chegar pelo menos ao final dos seis meses ainda amamentando… Será que foi a última vez???
Abaixo, fotos saudosas de quando Mirela era pequenininha e só mamava… Tempo difícil, mas tempo bom, que não volta mais…Saudade!…
Oi Tati, passei por aqui mais uma vez, me emocionei com o texto que você escreveu para o dia das mães, acho linda sua dedicação a Mirelinha, acho tão linda que uma amiga veio me dizer que está pensando em engravidar no final do ano e eu já disse para ela lêr seu blog hehehehehe.
Você é exemplo de mãe!!!
Bjos
Emocionante esse relato sobre a amamentação !
Sei o que vc sente. É mais uma ruptura, porém o inicio de nova fase..e outras novas virão sempre deixando outras para trás.
Bom é saber a mãe dedicada que és, e que vcs tiveram essa oportunidade de fortalecer o vinculo já existente através da amamentação !
Ai Tati, que triste… Eu ainda não tinha pensado nesse momento, em que eu não terei mais minha bonequinha nos meus braços mamando, pois ela ja vai estar se interessando por outros gostos. Com certeza deve doer demais ver um elo “se quebrando”, naturalmente, claro! Que Deus abençoes vcs.
Que texto mais lindo. Amei.
Como vc disse: é um momento único, que jamais esqueceremos.
Bjos.
Olá Tati. Estava pesquisando sobre gêmeos e encontrei seu blog. Se entendi certo, você irmãs gêmeas né? Meu nome é Jemima, moro na capital de São Paulo e sou gêmea bivitelina.Criei um blog com o propósito principal de reunir histórias de gêmeos – ou contadas por eles mesmos ou por seus familiares (mães, pais, cônjuges, filhos etc). Portanto, será um prazer postar o relato delas também. Vale ressaltar que todos os textos são postados com os devidos créditos.
Qualquer dúvida, disponha!
Abs, Jemima Pompeu
E-mail: jemimapompeu@gmail.com
http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
Twitter: @vizinhosdeutero
Caso queiram contribuir, bastam cada uma delas preencher o formulário abaixo:
Nomes completos:
Idade:
Cidade / Estado onde mora:
Profissão: (se quiser)
Blog, site, twitter ou e-mail – Se quiser divulgar.
1. Fale resumidamente sobre sua infância.
2. Quais os pontos positivos e negativos de uma relação gemelar?
3. Como é a relação de vocês hoje?
Mande uma foto (de qualquer fase) pra ilustrar o relato ou alguma outra foto que tenha a ver com vocês.
Obs: O texto não será postado sem sua aprovação final.
Ei Tati..imagino como deve ser estranho nao amamentar mais..sera q ela largoy mesmo o peito??
Comecei com as frutinhas para o Rhyan essa semana,a dra disse que poderia começar a introduzir alimentos 15 dias antes dele completar 6 meses pra ir se acostumando,mas comecei agora,ta amandoooo,come e ainda mama..gulosoooooo.rsrsrs
ta muito sumida heim..
fikem com Deus..
beijos