Maternidade: experiência para toda a vida

MÃE: a palavra que me cabe (Mirela com 5 meses e 5 dias)

Sábado, 08 de maio de 2010 – véspera do Dia das Mães

Amanhã acho que cai a ficha. Entrou de fato mais uma data comemorativa no meu calendário particular.

Até ano trasado eu e meu marido nos dividíamos indo cada um para suas casas, para passar o dia com as respectivas mães. Ano passado já foi diferente, pois juntamos as mães aqui em casa, e eu estava com 9 semanas de gestação e já estava toda me achando a poderosa. Mas ainda estava gerando uma vida, e bem no comecinho. Hoje é diferente: já estou cuidando do meu rebento. Inclusive neste momento estou aguardando ela acordar para comer a sopinha de carne com legumes que eu mesma fiz. Olha que coisa: há mais de um ano eu não faço um almoço para mim e para o meu marido. Mas agora estou de volta à cozinha para preparar o almoço da minha FILHA. Isso é que é ser MÃE!

Mirela ainda não tem idade para escolher meu presente. Mas segundo o papai Ju, eles confabularam e ela deu uma dica pra ele. Quero só ver! risos… Apesar do que, o melhor presente eu já tenho – a minha filha ao meu lado, linda e saudável, e com ela vem de brinde o adjetivo MÃE. Achava piegas ouvir isso, e fazia careta quando minha mãe dizia: “não precisava se preocupar com presente!”, mas hoje entendo: não precisa mesmo! Eu quero apenas um sorrisão banguela ao acordar e os bracinhos esticados em minha direção querendo colo, pois ela já me reconhece como MÃE. É mais que suficiente; é um presentão ter tudo isso!

Sou MÃE mesmo! Percebo isso a cada dia, como na terça passada quando fui dirigindo pela primeira vez com Mirela no carro para levá-la à pediatra. Parecia que estava guiando o carro mais importante do mundo e todos ao redor pareciam grandes máquinas mortíferas nos ameaçando – prudência redobrada, total e absoluta. E se alguém me cortasse no trânsito, iria ouvir: “só pode não ter filho uma pessoa dessas!” Estava ali carregando o meu bem mais precioso… Quanta responsabilidade num ato que parece tão comum e tão rotineiro! Mãe vira bicho se precisar…

ELA ACORDOU, DEPOIS DA SONECA DE 1 HORA E MEIA –

PAUSA NO POST PARA IR AMASSAR OS LEGUMES DA SOPINHA, DAR O ALMOÇO DELA, FAZER ARROTAR, BRINCAR COM ELA, DAR BANHO, FAZÊ-LA DORMIR, LAVAR E ESCALDAR TODA A LOUÇA DO DIA, AH, E TAMBÉM ALMOÇAR – FIM DA PAUSA, POIS ELA ESTA DORMINDO AGORA NOVAMENTE.

Pois é, tá aí em cima o resumão do que é ser mãe. Se puder colocar tudo isso em uma palavra só,  seria CUIDAR.

Então, para todas as QUE CUIDAM, desejo um FELIZ DIA DAS MÃES, mesmo cheio de tarefas e afazeres, mesmo que tenham que ir ao fogão para preparar o próprio almoço comemorativo, mesmo que tenham passado a noite em claro com um bebê chorando ou no hospital…Ainda assim, que este seja um dia FELIZ, porque você e eu somos MÃES.

Deus abençõe a todas a mamães! E um Feliz Dia das Mães especial para a minha mãe, que está me ensinando a ser mãe e também para a minha irmã Flávia, que virou mãe de 2 de uma vez só e está se saindo deveras bem! E para minha amigona Vládia, mamãe de primeira viagem comigo! Dedicatória especial para Aline Bretas, mãe guerreira que está com o Théo no hospital – nossa força pra você, querida!

dsc03438

3 gerações: Homenagem à minha mãe, que agora é "mãe duas vezes", já que virou avó de 3 netinhos!

5 comments

  1. Ó, Tati, amei seu post e sei exatamente como se sente. :-) Amanhã é uma data pra lá de especial, vc bem sabe que nem sou muito ligada em datas comemorações, mas dessa vez está sendo diferente, tudo é diferente na minha vida, e me sinto absurdamente feliz por ser MÃE e ter em meus braços a minha minha bebê feliz e saudável. Quando vejo o olhar dela pra mim, a felicidade que ela fica só em me ver, me sinto a pessoa mais importante do mundo. Feliz dia das mães pra você MINHA AMIGA QUERIDA, você é uma Mamãe com M maiúsculo e tenho certeza de que a Mirela, do alto dos seus 5 meses, já sabe disso. Que Deus continue abençoando sempre nossas famílias. Beijo grande. Curtam bastante o dia de amanhã.
    Adorei ser lembrada no seu post.

  2. Feliz dia das mães Tati!

    Ai, sempre choro qdo falo no que é ser mãe…

    Mas vc definiu tudinho mto bem.

    Bjus,querida!

  3. Que Deus abençoe suas palavras sempre tão bem cabidas, e mais que isso que Deus abençoe tais sentimentos e que os façam crescer a cada dia, tanto que eles possam se espalhar pelo mundo afora e alcançar o coração de tantas mães que ainda não se deram conta desse papel tão importante, de todas que já sabem como você, e de todas que ainda sonham em vivenciar ser Mãe!!! Parabéns!!!Beijos!!!

  4. obrigada maminha!!
    tentei te ligar mas vc nao atendeu…
    afinal qual foi o presente??
    comemoramos o dia das mae na igreja, de manha com cafe da manha especial e de noite no culto mesmo!!
    essa foto eh historica!!
    quero tambem!!!
    bjus
    saudades

  5. luciana /

    lindo post, só pude ler agora , mais amei e vc tem razão em tudo o que escreveu.. estava pensando em exatamente nesse significado de ser mãe e é isso mesmo CUIDAR.

    qdo eu e derildo fomos levar pedro pra o pediatra ele andava a 40km/h… fiquei numa tensão toda… q coisa né!!

    rsrsrs

    beijos

Leave a Reply