Maternidade: experiência para toda a vida

Quando chega a hora de pedir ajuda… (Mirela com 1 mês e 29 dias)

Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010.

Depois de 5 dias corridos sofrendo com os ataques de cólica de Mirela, sempre começando ao final da tarde, momentos em que invariavelmente me encontro só (minha secretária sai por volta de 16h e meu marido chega por volta de 18:30h), na sexta-feira, eu surtei. Já pela manhã, comecei o dia chorando e fui assim até a hora do banho da Mirela, hora do almoço. Não sei se esgotada pelos dias anteriores ou apavorada com o chegar da tarde e ver tudo começar de novo… Estava descompensada.

Pedi para a minha secretária ligar para o meu marido e avisar que eu estava muito nervosa e só chorava. Ele teve a idéia de pedir para minha mãe antecipar a vinda aqui pra casa, já que ela viria no sábado pela manhã ficar comigo, já que Junior iria trabalhar pela manhã e a tarde teria que ir em dois veterinários com a Mel e chegaria lá pelas 16h. Ela desmarcou uma aula que daria e meu pai veio trazê-la. Claro que continuei chorosa, mas saber que tinha alguém comigo para dividir o dia foi muito importante.

Ainda na sexta, Mirela teve sim outro episódio de cólica. Não foi dos piores, mas foi forte. Serviu para minha mãe ver o que eu passei nos 5 dias anteriores boa parte do tempo sozinha. E ela também quase entrou em pânico com os gritos de dor da nenê. Lá pelas 21h, hora limite em que as cólicas se vão, ou por efeito do remédio ou vencidas pelo cansaço, Mirela dormiu.

Neste mesmo dia, resolvi que não dava mais para continuar comendo o que eu estava comendo, ou melhor o que eu não estava comendo… Estava definhando emocionalmente e fisicamente. Pedi ao meu marido para ligar para uma amiga nossa, que é nutricionista, para me faer uma consulta em domicílio. Ela ficou de vir no sábado, mas na sexta mesmo já dei uma modificada na alimentação, tomando então suco de manga natural ao invés do suco de maracujá de caixa que eu estava tomando quando não tinha suco natural.

No sábado, a nutricionista não pôde vir, mas virá na quarta-feira. Porém, conversamos ao telefone e ela já me mandou introduzir outras coisas na alimentação, como o leite de soja sem lactose, água de côco e deixar de ter medo de comer frutas que normalmente eu comia antes e não me faziam mal. Claro, evitar frutas e verduras gases-formadores, cítricas e ácidas. Meu marido tratou de providenciar tudo (1 lata de leite de soja, mais ou menos 15 reais, vai dar pra 3 dias!) e eu fui aos poucos mudando minha alimentação novamente. Percebi que estava com anorexia nervosa, pois antes eu olhava para todo tipo de alimento e pensava: “não vou comer isso porque vai fazer mal pra nenê. não posso comer isso, vai dar cólicas nela, …” E assim estava me limitando a cerca de 5 tipos de alimentos diferentes. É lógico que a má alimentação afeta a mim e à nenê. A mim, fisicamente e também emocionalmente, já que começam a faltar vários nutrientes importantes para dar conta do recado da produção de neurotransmissores, hormônios, etc… A ela, porque começam a faltar nutrientes no leite materno. Mas graças a Deus percebi a tempo que era hora de pedir ajuda! Estou fazendo uma agenda alimentar para mostrar e discutir com a nutricionista na quarta-feira, e até também para descobrir coisas que foram ingeridas durante o dia e se Mirela teve ou não cólica para a gente comparar a alimentação do dia.

Com essas mudanças alimentares, a presença de minha mãe aqui durante todo o fim de semana e muita oração, acho que dei uma equilibrada emocionalmente. GRAÇAS A DEUS, SÁBADO E DOMINGO MIRELA NÃO TEVE CÓLICAS! E eu nunca agradeci tanto a Deus por arrotos e cocôs na fralda de Mirela, sinais de que no final do dia ela não estaria cheia de gases.

Hoje, minha mãe foi pra casa, pois tem compromisso a noite. Mas já pedi que voltasse amanhã, assim, me faz companhia e me ajuda com a nenê, o que me deixa um pouco mais lúcida. Meu pai me trouxe 20 côcos verdes, que compra baratinho perto da casa dele, e assim tenho um suprimento bom até semana que vem.

Reli várias coisa no livro Nana Nenê que tinha esquecido de pôr em prática, e que foram ratificados pela minha amiga Lucielena que veio aqui quinta-feira passada também a meu pedido desesperado. Assim, as mamadas de Mirela foramm incrementadas e agora ela mama em torno de 25 a 30 minutos, sempre metade do tempo em cada peito; estou evitando os “lanchinhos”, ou seja, as mamadas rápidas. Depois de mamar, momento de arrotar, passear pela casa e só então dormir. Tem funcionado. De sexta pra sábado e sábado pra domingo, consegui inclusive eliminar a mamada noturna, que praticamente não valia de nada (5min dela no peito sem nem acordar). Assim, dormimos 8h seguidas nesses dias, ela e eu. De domingo pra segunda, ela ainda acordou de madrugada com fome (milagre, porque sempre sou eu que a acordo ou tento acordá-la!), porque domingo dormiu tanto durante o dia (e eu deixei, é claro!), que não mamou o número de vezes que devia. Então, eu sabia que ela iria acordar na madrugada para uma mamadinha.

Com tudo isso, às vésperas de completar 2 meses, já conversamos bastante, eu e Mirela…Ela tá uma tagarela, minha mãe viu a comédia! Já sabe também os horários de tomar banho e não tem cristão no mundo que faça a hora dos banhos passar em branco. Engraçado que ela pode estar se esguelando, até na hora das cólicas, mas bastou eu tirar a roupinha dela e levá-la para o banheiro para esperar alguém preparar a água do banho, que ela fica toda animada. Entra no banheiro toda feliz, olhando para todos os bichinhos que tem lá, e só falta não querer sair da banheira. E quando eu a enrolo na toalha, olha pra mim e dá um sorriso, como que agradecendo o banho. Tá uma fofa a minha filha!

Lições: pedir ajuda às pessoas próximas, pedir ajuda profissional, levar em conta os bons conselhos (de pessoas experientes e de livros de referência) enão tomar suco de maracujá nem natural, muito menos em caixa, porque é ácido!

É o que temos pra hoje…

Deus nos abençôe!

9 comments

  1. Aline Bretas /

    Ei mamae sumidinha!!! Precisamos conversar!! vamos marcar um horario pra eu te ligar? toda vez q fico livre fico com medo de te pegar numa hora ruim!
    Bom, fico tao triste de ler sobre seus dias dificeis… eu sempre comi de tudo, pimenta, refrigerante, chocolate e Theo nunca teve nenhuma colica gracas a Deus, e fico me perguntando pq com muitas pessoas isso acontece? Mas mesmo ele nao tendo colicas tive 2 semanas terriveis com o inicial “refluxo” q nao era nada, era mesmo hiperlactacao. Fiquei alternando leite materno e Nan na mamadeira pq no peito ele engasgava nao conseguia mamar, e sabe ontem no que deu? nao quis o peito. pegou, sugou e como agora estabilizou minha producao de leite, ele tinha q sugar mais forte q na mamadeira, e nao quis, ficou irritado e nao queria mais o peito. partiu meu coracao. E com essa de tomar Nan, o intestino dele ta super preso, passando 1 a quase 2 dias sem fazer coco…. ai fica enjoadinho, mama pouco e chora um pouquinho pra dormir. Pois eu cheguei a conclusao que quando nao eh uma coisa eh outra, nos maes temos que passar por essas dificuldades mesmo, Deus tem mostrado isso, eh nossa preparacao pro que tem por vir! Estamos “aprendendo” a ser maes! Eu tb pedi arrego pra minha mae varias vezes, mas minha sorte eh que ela esta aqui na casa ao lado e trabalha so pela manha as vezes, e ainda assim tive um dia de surtar, agora ja estou mais “acostumada” e Deus me encheu de paciencia, assim vamos levando! E os sorrisos? Theo esta q ri o tempo todo q ta acordado! igual uma mala velha! qq um chega e ele ja vai se abrindo! acho q isso tem renovado minhas energias!! Beijos fica bem!!! ja ja passa e agente esquece e tem saudades rs..!

  2. Ola Tati,

    Li um artigo num jornal da Inglaterra de uma mae que descobriu que a filha nao tinha colicas, mas sim fome!

    Pelo jeito os niveis de leite materno no peito diminuem a medida que o dia vai passando…

    http://www.telegraph.co.uk/health/6951227/How-the-Magic-Sleep-Fairy-cured-my-babys-insomnia—and-saved-my-sanity.html

    Boa sorte!

  3. Nossa, Thati, que experiência vc está nos passando.
    Obrigada por todas as dicas.

    E verdade: às vezes queremos ser fortes mas pedir ajuda é tão corajoso qto seguir em frente. Parabéns pela atitude.

    Bjokas e continue firme. Falta pouco para 3 meses.

  4. oi maninha!!
    q bom q Mirela está melhor e q bom q mamae tah ai p te dar um help…ajuda nesse momento sao sempre necessarias!!
    abuse da mamae ai q eu vou abusar da minha sogra por aqui, ja q a mame nao podera ficar muito tempo comigo…
    adorei ouvir a mirela falando…to doida p conhece-la!!!
    um beijos nas 2!!

  5. Aline Vasconcelos /

    Tati, espero que as coisas caminhem sempre melhor para vcs. Seus posts são muito importantes para nós, mamães de primeira viagem, pois quando vivemos essas situações, só de sabermos que não estamos sozinhas, que não somos as únicas, que, apesar de tudo, elas passam… é um incentivo e nos dá força para enfrentar tais situações. Meu filhote ainda não nasceu, vai chegar só na semana que vem, e já estou tentando me preparar para os momentos maravilhosos e também para os difíceis… os quais, com sua ajuda, ficarão menos difíceis, com certeza.
    Abraços para toda a família.

  6. Tati! Que dureza hein!Mas fica firme mesmo e peça ajuda quando precisar! Continue firme! Tudo passa….beijos no coração!!!!!Fica com Deus!!!

  7. adorei esse post, que mesmo contando tuas angústias e choros foi extramamente esclarecedor. Parabéns por conseguir isso, para mim foi maravilhoso lê-lo.

    Aguardo seu sinal de que posso ir visitá-las , pois acho melhor você dizer o melhor dia para eu e pedro, ver vc e a mirela.

    grande beijo em vcs… Deus abençoe vcs..

  8. Oi Tatiana, tava lendo seu post e fiquei curiosa p saber como vc fez para retirar a mamada da madrugada. Meu Theo está com 2 meses e 2 dias e ainda acorda pra mamar de madrugada 2 vezes e ainda mais umas 2 vezes por causa de gazes mesmo dando Flagas/luftal/mylicon. Não aguento mais de cansaço. Me dê um help. Bjos

  9. tati, estou lendo este teu post pois estou no auge no desespero com as cólicas da Letícia. O pior(ou melhor, não sei) é que primeir ela grita de dor e se espreme toda e em seguida vem as fezes bem líquidas. Só hoje ja foram quatro vezes. Liguei pra pediatra e ela disse que as fezes líquidas eram normais pois ela está só mamando. Hj ja começei a mudar a minha alimentação. Ja comprei leite de soja e aboli todos os sucos de frutas cítricas. espero que esse pesadelo acabe logo. Ela está hj com 1mês e 18 dias. Beijos, Yara

Leave a Reply