Maternidade: experiência para toda a vida

Bonequinha sem manual de instruções… (Mirela com 16 dias de vida)

Sábado, 19 de dezembro de 2009.

Hoje, são 16 dias de convivência…Mirela dorme no seu berço de princesa, papai Ju, foi às compras e buscar meu lap que estava na assistência técnica, e eu tô aqui, tentando aproveitar o tempo pra atualizar o blog e orkut…

A quinta-feira que marcou as duas semanas de vida de Mirela foi “hard”. O bom do dia foi que eu enfim tomei coragem e dei banho nela…De lá pra cá, tenho dado eu mesma, graças a Deus, apesar de papai Ju querer tomar meu posto… Mas nesse dia, vi que tinha esquecido de trazer o manual de instruções da nossa bonequinha… Onde será que deixei? risos…

Começou que na quarta-feira comentei com meu marido: “engraçado que eu ouvia a mulherada comentando que o leite vaza do peito, que muitas acordam com o colchão encharcado de leite, e o meu não tá assim. Acho até que diminuiu o volume do meu peito e nem tenho “empedramento”. ”

 Quando foi na quinta-feira, Mirela começou a tentar mamar as 15h… e não parou mais. A cada hora ela despertava do sono levíssimo e chorava…E eu na tentativa entre novamente oferecer o peito e fazer massagem ou dar luftal achando que poderia ser cólica… E assim fomos de hora em hora até as 19h. Eu só chorava de nervoso e cheguei até a ter febre (emocional, com certeza!). Lá pelas 19:20h, com Mirela no peito mais uma vez, não aguentei e liguei para a pediatra dela. Como ela viu que eu estava muito abalada, foi logo avisando que eu precisaria ter um sossego para descansar e me acalmar, pois Mirela estava entrando no mesmo estresse que eu. Acertou em cheio quando falou que ela deveria estar faminta, visto meu estado emocional e o pouco leite que relatei. Mandou dar “complemento” com leite Nan, até para eu poder respirar e descansar e cuidar da minha mente, que estava insana. Fiz 60 ml e ela tomou 30 ml! Estava mesmo faminta! Depois disso, dormiu tranquila por quase 5h, momento em que eu pude dar uma descansada…nem comer eu comi; dormi direto.  Pela madrugada, ela acordou para mamar e, vendo que meu leite não havia sido suficiente, pois ela continuava com as mãozinhas na boca, preparei-lhe mais 60ml e ela tomou 50ml!!! Faminta mesmo! Depois disso, seguiram-se mais 5 horas de sono para mamãe e bebê. Só assim, no dia seguinte, eu estava revigorada, e ela também, pois passou a sexta-feira super tranquila e, pasmem, só mamando no peito, pois como num passe de mágica, após uma noite de sono mais longa, meu leite parece ter voltado ao normal. Veja como o estado emocional e também a condição física influenciam na produção de leite!

Depois deste dia “da pesada”, ontem parece que as coisas normalizaram. Mirela tem só mamado no peito durante o dia, dormindo cerca de 3 a 4h após as mamadas, adora dormir no seu bercinho de princesa (o do quarto dela).

dsc01930

Mirela com 15 dias dormindo em seu berço de princesa, em companhia da centopéia Emília...

Já hoje, sábado, percebi que realmente vou ter que encarar os “complementos” de leite, porque  pelo volume dos meus seios, parece que a quantidade não vai ser suficiente para sustentar a demanda de Mirela que será maior conforme ela crescer. Resolvi me desencanar e encarar numa boa, senão vou pirar. Estou com o apoio total do meu marido que tem acompanhado toda a “evolução” da história. Hoje mesmo ele já me pediu para ensiná-lo a preparar a mamadeirinha, para o caso de necessidade. Se eu continuar dando o peito e ela não se satisfizer, não vai ter jeito; mas pretendo ficar dando o peito mesmo que seja pra algumas goladas dela, até quando eu tiver leite. Já me descabelei muito por causa disso, afinal estava super bem, sem grandes ferimentos ou fissuras; dava pra ir em frente numa boa! Mas não contava com essa diminuição de volume…Mas, vamos em frente…por enquanto vamos indo de peito pra chuquinha quando necessário. Pelo menos Mirela não está “estranhando” o meu bico do peito, já que foi apresentada ao bico da dona chuquinha…Se continuar assim, menos mal!

Pois é… Bem que cada baby podia sair da maternidade com seu prórpio manual de instruções, né? Afinal, livro nenhum (li vários) e conselho algum conseguem destrinhcar o que cada bebê e o que cada mãe vão passar juntos…

Mas entre dor e delícia, é claro que prevalece a delícia de estar ao lado da minha princesa, lutando sempre pelo melhor para ela, ainda que esse melhor não seja exatamente o que eu pretendia que fosse…

Deus nos abençõe!

7 comments

  1. Tati, que saudadess!!! Que bom que, apesar dos perrengues mais que normais nessa fase, está tudo bem!!! Quanto à produção de leite, vc sabia que existem remedios que melhoram bastante? Foi me passado o motilium e sei de gente que tomou plasil e ajudou bastante. Fala com sua GO (ou seria a pediatra?!?!)
    O importante é que com ou sem NAN sua bonequinha vai ficar muito bem. Portanto, relaxe. A Beatriz tá aqui gordinha, saudavel e feliz da vida. Claro, a mamae dela depois de tanto sofrer por ter que dar NAN está tranquila. Adorei as fotos novas da Mirela. Ela ta simplesmente lindaaaa!!! Tou doida pra ir ai ve-la de novo. Beijo grandeee em vocês!

  2. Oi Tati,a gente ouve de tudo né. Já ouvi q tomar suco de caju aumenta a produção de leite; rapadura; enfim… essas comidas assim…

    Estou curiosa para ir ver Mirella,muito linda mesmo.. Vou esperar ela completar 1 mês.

    Enqto isso eu tou aqui com o Pedro crescendo de repente e preparando o enxoval e o quarto. Quero tentar fazer o chá de baby no dia 30 de janeiro, espero q vc possa ir pra ficar um pouquinho com Mirella.

    Grande beijo

  3. Oi Tati…

    A Mirela está uma docura..linda !
    Qto aos perrengues das mamadas..isso é totalmente normal…desencane !
    Ja passei por isso e tive que dar complemento tb por 15 dias.
    Lembro que mesmo depois disso tive uns aborrecimentos por conta do trabalho (ficavam me ligando direto)e meu leite diminuiu por alguns dias.
    Falei com o pedi e ele me disse q periodos de descanso x muito liquido iriam aumentar meu leite…rs E de fato isso ocorreu, e percebi que tb qdo eu me aperriava era pior.
    Relaxe ! Afinal, qual mãe não passou por isso ? E vc como mamãe saberá o que fazer né ?
    Só irei visita-las depois da quinzena de jan..te ligo antes.

    Bjs nas duas

  4. Minha amiga! Que mãe não passou por isso!
    Desde que tive minha primeira, tenho opinião formada de que a coisa mais dificil é a amamentação!
    Não vou aqui a te dar conselhos e conselhos… até pq com certeza vc está recebendo tantos que fica dificil até saber pra onde ir! Portato, vou me limitar a apenas UM CONSELHO.
    Olhe, passei por isso que vc está passando das duas vezes. E te digo que se tivesse tomado uma simples decisão, eu teria conseguido amamentar meus filhos por bem mais tempo (eles só mamaram 2 meses, cada um).
    Portanto, o conselho que te dou é que, antes de tomar qualquer decisão, procure o banco de leite! Sei que vc já esteve lá antes da Mirela chegar, mas te digo que nada mellhor do que receber orientações com a sua menina no colo! VAI TE AJUDAR, tenho certeza! Depois disso, vai dar certo, pq vc receberá auxilio de profissionais capacitados e preparados, e experientes tb, já que as meninas (Sabrina e Rita) além de profissionais, são mães! E não dariam conselhos que nao funcionam, certo?
    E mais, se pra vc ficar mto ruim sair de casa, ligue pra lá e peça uma visita domiciliar! Lógico que a visita é particular (paga), mas com certeza vc e o papai encontrarão uma forma de resolver.
    E nunca esqueça Tati: independente de qualquer coisa, no fim dá tudo certo, viu? Vc vai vencer! Toda mae vence, imagina uma assim que nem vc, tao cheia de amor!
    Não sei o telefone do banco de leite, mas se vc quiser, me liga no meu setor que eu te passo, amanhã de manhã.
    Meu nº: 3366.8555.
    Bjus!!!!!!!!!

  5. Aline Bretas /

    Tati! bom, vou te contar o que tem me ajudado!
    Eu estava usando as conchas de amamentacao Savemilk, elas ficavam lotadas de leite e comecei a achar q eram as conchas que estavam esgotando meu peito, entao fui usar os protetores de seio. Ledo engano. Acho que foi um dia mesmo de stress, dormi pouco, tive muitas visitas e isso me deixou stressadissima. Entao resolvi voltar a usar as conchas, que estimulam a producao de leite, tiro e queda! Com esses dias de experiencia entre o protetor e as conchas, sem duvida, as conchas estimulam a producao! e ainda ajudam meu bico ficar mais saliente ajudando na pega do Theo! Entao recomendo muito que use sim! Quanto ao Nan eu cheguei a dar pro Theo tb, principalmente a noite que pelo cansaco e na hora da mamada no peito direito as vezes nao consigo, fora que o papai ta trabalhando, e ai ficamos todos estressados… ai ja faco uma mamadeira no meio da noite e ele dorme tranquilo ate por mais horas de quando mama no peito! nao fique nervosa nem encanada, eu sei o quanto eh dificil! tente as conchas, beba muita agua e deixe Mirela fazer seu peito de chupeta, pois quanto mais ela sugar mais vai produzir!!! e ela ta lindaaaaa! Deus abencoe voces, essa fase ja vai passar! nossos babies ja estao com quase 1 mes!!! ja pensou nisso? beijos!

  6. Isso aí Tati continue com essa força e tudo dará certo!!!A Mirela está mesmo linda, vcs estão de parabéns!!!Que Deus abençõe muito essa nova família. Curtam muito esse Natal, que o meu baby esse ano ainda estará na barriga mas ano que vem já será uma festa só aqui em casa, tenho certeza!Abençoado Natal pra vcs! Tentei deixar mensagem no orkut, mas tá complicado….beijos nos três!!!

  7. É… masi um relato da amamentação.
    Se não é o peito que racha é o leite que não desce.
    Temos mesmo que estar preparadas fisicamente e principalmente emocionalmente.

    Ainda bem que vc está conseguindo passar por esse momento. E vai conseguir tnatos outros.

    Bjokas.

Leave a Reply