Domingo, 13 de dezembro de 2009.
Hoje, estaríamos completando 40 semanas de gestação…Estaríamos, se Mirela já não estivesse conosco há 10 dias! como passa rápido!
Apenas hoje, 10 dias depois do parto, me senti a vontade de vir ao computador escrever, até porque estou na estação de trabalho do papai Ju, pois meu lap está na assistência técnica… Acabei de tomar um banho, lavar os cabelos, após o banho e uma longa mamada de Mirela. Agora, ela está aqui, dormindo no carrinho, ao meu lado…
São muitas coisas a contar, e não sei se terei tempo de escrever tudo antes que nossa princesa acorde para a próxima mamada, o que acontece a cada 2 ou 3 horas, dependendo da fome da gatinha… Mas , vamos por partes…
ANTES DO PARTO
Pelo que soube, papai Ju não postou fotos nossas saindo de casa para a maternidade…Mas foi um momento único, em que inclusive gravamos uma mensagem em vídeo para Mirela falando que estávamos indo buscá-la. Tiramos muitas fotos no quartinho dela e depois seguimos, apenas eu e papai JU para o hospital.
Como todos estavam sabendo de nossa chegada, tivemos recepção vip, com direito a cartaz colado na parede do setor de internamento nos dando parabéns pela chegada de Mirela e cartão personalizado. Os papéis já estavam todos prontos e eu só precisei assinar. Subimos com o ajudante do hospital levando aquele monte de malas e, enfim, nos instalamos no quarto 401.
Tive eu mesma o prazer de colocar a manta no bercinho do quarto e o quadrinho da porta da maternidade, tudo registrado pelo papai Ju, que também foi logo providenciando o acesso wireless para a “transmissão” das informações acontecerem quase em tempo real.
Fui toda de banho tomado com sabonete antisséptico e roupa lavada com sabão de coco, mas não teve jeito. No quarto, me deram um sabonete para tomar novo banho e colocar a bela camisola verde que deixa o traseiro à mostra… Assim, o fiz e, enquanto, a hora não chegava, recebi a visita de nossa amiga nutricionista que trabalha no hospital e nos pusemos a conversar amenidades… Mamãe e minha irmã chegaram logo e ficaram na expectativa da hora do parto conosco no quarto. Eu estava super bem, tranquila mesmo, confiante que daria tudo certo. Deus estava no controle, eu tinha certeza!
Chegada a hora, vieram me buscar com uma maca, fizemos uma oração e seguimos para o centro cirúrgico.
O PARTO
Encontrei os médicos logo no corredor do centro cirúrgico, minha obstetra, a neo, e o anestesista, que tratou de me fazer zilhões de perguntas. Enquanto isso, papai Ju seguiu para se paramentar para assistir e registrar tudo.
Durante os procedimentos, eu estava muito tranquila, e passei o parto todo conversando com os médicos e meu marido. Eu estava inclusive me monitorando, P.A e F. C., e toda hora conversando com o anestesista. Todos passados com minha calma e tranquilidade… Detalhe: garanto que dói mais pegar o acesso venoso no braço do que tomar a raqui… Não senti absolutamente nada, e recebi a força da minha médica que segurou na minha mão o tempo todo na hora da agulhada. Mas, se eu soubesse, teria pedido pra ela apertar minha mão na hora de pegar o acesso no braço e não na anestesia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na hora em que a médica pegou a cabeça da nenê para nascer de vez, ela me olhou por sobre o pano azul que separava minha cabeça do campo cirúrgico e perguntou: você quer ver nascer? Pensei por uns 3 segundos e minha resposta foi negativa; dá curiosidade sim, mas eu não queria me assustar ao ver meu próprio ventre aberto e de repente estragar todo aquele momento mágico pelo qual tanto esperei. Como vocês podem, ver, eu estava mesmo bem lúcida!
Assim, ela prosseguiu e em poucos segundos ouvi o chorinho de Mirela que já nasceu chorando sem precisar levar tapinha no bumbum.
A neo pegou-a nos braços, me mostrou rapidamente e fez os procedimentos, antes de tirarmos muitas fotos com ela encostadinha me nosso rosto – a foto tão sonhada estava ali. E, não, nem eu nem papai Ju choramos neste momento. A alegria tomou conta de nós e até as lágrimas secaram! Ali estava nosso presente enviado por Deus, nascida às 15:26h,linda e perfeita!
Dali, só lembro de ver papai Ju sumir pela porta acompanhado a neo e Mirela e eu apaguei, certamente com a dose de Dormonid que eu falei pro anestesista que até dispensaria, mas ele me explicou que o momento de “fechar a barriga” era muito entediante que que seria melhor eu dormir. Mas já saí da centro cirúrgico lúcida, pois encontrei papai Ju no centro neonatal aguardando Mirela ser liberada.
DEPOIS DO PARTO
Cheguei ao quarto por volta de 16:30h e Mirela só subiu cerca de 1h depois, pois ficou recebendo cuidados especias no centro neo…parece que tomou um pouco de oxigênio para reverter uma leve cianose (cor azulada, arroxeada), mas nada que vários outros récem nascidos de cesárea também não precisem. Papai Ju não desgrudou dela um só minuto, conforme havíamos combinado.
No quarto, a expectativa era grande. Estavam minha família e uma amiga, e minha irmã estava na Central de Telecomunicações do quarto, como ela mesmo apelidou o cantinho que ela ficou, mandando torpedos, mensagem no orkut, baixando e postando fotos, falando ao telefone, etc… Parecia mesmo uma central de telecomunicações! kkkkkkkkk
A chegada de Mirela foi tranquila e ela foi direto para o peito. Nasceu sabendo sugar, minha bezerrinha. Depois fiquei sabendo que algumas crianças nascem sem saber fazer a sucção necessária à amamentação, sabiam? Ficamos apenas eu a papai JU no quarto durante a noite, que foi relativamente tranquila. Mirela tomou um leitinho de copinho no hospital, visto que nos primeiros momentos meu leite era muito pouco.
O DIA SEGUINTE
A sexta-feira foi agitada pera todos nós: Mirela tomou logo duas vacinas e teve consulta com a sua neo. Eu, fui colocada para fora da cama por volta de 6h, mas foi tranquilo demais. Levantei sem tontura e já fui ao banheiro me lavar com a ajuda da auxiliar de enfermagem. Dali em diante, me senti disposta e comi bastante ao longo do dia. A tarde, recebi minha G.O. que passou um bom tempo no quarto conversando conosco, e recebi várias visitas, inclusive da diretora do hospital e da equipe de marketing que foram nos presentear com lembrancinhas inesquecíveis e exclusivas. Tia Rose e Claris foram as únicas visitas externas que recebemos.
Tive que tomar a imunoglobulina anti-d, pois Mirela nasceu com o sangue do pai (A+)…Tudo nos conformes…
A meu pedido, tivemos alta a noite, pois imaginei que seria melhor sair do hospital depois que não tivesse mais sol. Engano meu, porque a chegada em casa com a grande novidade, para duas pessoas inexperientes e uma vovó enferrujada, nos renderam um grande estresse, tendo eu que ligar para a neo durante a madrugada por causa do choro desesperador de Mirela. Na verdade, Mirela tinha fome e tive que, mas uma vez, oferecer-lhe leite. Mas estava decidida que aquilo terminaria ali!
DALI EM DIANTE
De sábado em diante, temos tentado estabelecer uma rotina, eu e ela…As vezes dá certo, mas as vezes fura, por conta de gases ou cólicas talvez… Mas sei que é assim mesmo…Ainda estamos no começo da caminhada. Tive a graça de ter minha mãe conosco dia e noite durante os nove primeiros dias, e ainda voltará para dar uma força semana que vem na parte “burocrática”. Mas eu e Ju estamos cuidando da bebê. Minha sogra veio dar banho na Mirela durante 3 dias, depois Ju assumiu o controle. Ainda hoje, eu não consegui encarar o banho…Quem sabe a partir de amanhã…
Por Deus, meu marido conseguiu seus tão esperados 20 dias de férias e juntou com os 5 dias de licença paternidade, estando conosco portanto até dia 28 de dezembro. São simplesmente NADA os 5 dias de licença paternidade! Mal ele teve tempo de registrar a nenê, levar documentos na previdência social e providenciar o plano de saúde dela…Imagina apenas 5 dias!
O DIA MAIS AGITADO
O quinto dia de vida de Mirela foi o mais agitado. Tomou solzinho pela primeira vez (odiou!), fez o teste do pezinho (nem chorou!), furou a orelhinha (choramingou a cada furada!) e seu umbiguinho caiu! Foi um dia marcante devidamente registrado na Agenda do Bebê que ganheo de uma amiga de Sampa.
PRIMEIRA CONSULTA
A atendente da neo ligou marcando a primeira consulta de Mirela para a quinta-feira, dia 10, seu sétimo dia de vida. Foi tudo tranquilo: cresceu 0,5cm, perdeu apenas 80g (poderia ter perdido até 310) e não teve a famigerada icterícia, glória a Deus! Já agendamos o teste do ouvidinho e do olhinho para amanhã, dia 14. É muita coisa!
RESUMINDO…
A vida mudou completamente, muito mais do que esperávamos… Tudo agora gira em torno de Mirela a casa, os horários, as pessoas…
Estou apenas amamentando, passando pela fase crítica até bem, pois tenho feito profilaticamente compressas de gelo nos seios, massagens circulares e usando Mamare no mamilos. Não cheguei a morrer de dor, nem ter grande fissuras e peito pedrado. Se cheguei até aqui, sigo em frente! Acho que o segredo é este: não esperar acontecer para cuidar, mas se antecipar e agir de forma preventiva.
Ando muito cansada e não tenho paciência para grande conversas. Ainda não estou atendendo os telefones e pretendo receber visitas mesmo apenas após o dia 18/12 (os 15 dias que eu tinha pedido, lembram?). Os tempos entre as mamadas são para tomar banho, sentar à mesa com o marido para alguma refeição e dormir.
Mas apesar da vida ter virado de cabeça para baixo, agradeço a todo momento a Deus por ter mandado Mirela com saúde e perfeita. É uma garotinha tranquila, e quando dorme, dorme pra valer, mas é claro com seus momentos de estresse: não gosta de ficar suja, quando a fome bate ninguém segura e odeia tomar banho com a barriga pra cima. Nessas horas, eu também me estresso: o choro dela me desespera e muitas vezes eu também choro. Aos poucos vou tentando vencer esta ansiedade e este pânico, pedindo a Deus que me dê sabedoria e auto-controle.
Papai Ju tem sido um marido e pai nota 10 – isto eu já sabia! Troca fralda, intercala horários de vigília comigo e se preocupa em não nos deixar faltar nada. Até agora, o presente mais útil que ele poderia ter nos comprado foi o carrinho que ele mesmo escolheu e apelidou de CARRINHO DA PENÉLOPE CHARMOSA, porque é todo cor de rosa! E muito útil, porque Mirela tem passado 90% do tempo nele e onde nós estamos na casa ela pode estar conosco.
Ah, os soluços que ela dava na minha barriga, continuam aqui fora, pelo menos 1x por dia, mas isso não a incomoda, pois ela fica quietinha só dando os “pulinhos”. Do mesmo jeito que começam, em alguns minutos vão embora. Segundo a neo, isso é devido à imaturidade do diafragma e não há o que fazer, pois não temos como regular a velocidade de mamada dela (os soluços ocorrem mais após as mamadas maiores). Mas eu já me acostumei com eles…
Bem, é isso… Em 10 dias de mudança total, eu poderia ficar horas aqui escrevendo e relatando as experiências pelas quais estamos passando, mas é IMPOSSÍVEL entrar em mais detalhes. Acabamos de almoçar e Mirela continua dormindo, já há quase 3 horas; mas logo, logo estará de olhos arregalados esperando que eu a limpe e de o peito para prosseguir quem sabe com mais um soninho de 2 ou 3 horas.
AGRADECIMENTOS
Aproveito para agradecer aos amigos pelas mensagens carinhosas enviadas via celular, orkut, email e aqui no site. E desculpem se não tenho respondido…Quem sabe em breve poderei responder…
Ah, vou ficar devendo fotos, porque não vai dar tempo mesmo de postar aqui! Mirela acabou de acordar! =)
Fiquem com Deus!!!
Deus eh realmente maravilhoso!! td perfeitinho na chegada da Mirela e nos primeiros ajustes!!
tomara q comigo seja assim tamb!!
bjus
Ai mamae TatI!!! estamos na mesma situacao! Theo tb odeia tomar banho de barriga pra cima! vamos amanha so na nossa primeira consulta! fico feliz que sua cesarea tb foi tranquila! Deus esta conosco!!! beijos e to doida pra ver mais fotos de Mirela! beijos e bencaos pra voces!!!
Tatiii!! Sua filhotinha é linda demaissss!!!!
Q bom q as coisas estão indo bem! Cansa mesmo né? Lembro q fiquei um fim de semana inteiro com a Ana Clara qndo ela já tinha 6 meses e fiquei mto cansada, imagina pequenininha….
O carrinho é realmente de ótima ajuda…
ah, me diz onde vc fez o teste do pezinho! ela não chorou??? incrivel!!! pq normalmente a gente é quem chora junto…hehehhe!!!
parabéns pela filha e q o Senhor continue renovando suas forças e te abençoando!!
Bjão!!
Tati!!!!!
que alegria em receber noticias de voces, saber que estao bem e que eh verdade mesmo, a vida muda completamente!!!
ah, sabia que tenho o mesmo medo de dar o banho?! Fico noiada so de pensar em ter que dar banho num ser tao pequeno!!! Mas, sei que o Senhor me capacitara e na hora nem lembrarei de minhas “noias”
engracado a parte do soluco, hoje mesmo fiz essa pergunta no blog, pois Luisa soluca muuuito, chega dar pena, os medicos dizem que ela nao sofre como nos sofremos com soluco…mas, pelo visto a solucada continua e?!
nossa que bencao teu esposo poder tirar ferias nesses dias tao especiais!!! O meu nao podera, mas mamis estara por aqui, GRACAS A DEUS!!! Porque pelo relato aqui vi que nao eh moleza!!!
bom, fica em paz e tome seu tempo mesmo para receber pessoas, esse eh um momento muito intimo, familia, nada de ter que se preocupar com visitas:-) Vantagem de morar fora
Abraco grande e fica em paz!!!
Olá Tati!
Os primeiros dias sempre são dificeis… vcs estam reaprendendo a viver! Normal o estresse às vezes, o choro de vez em qdo… é o medo de não conseguir, de não dar conta, que junta com o cansaço e causa esse efeito! Mas tenho certeza que isso não é nada frente a alegria de te-la em seus braços! Em poucos dias vcs estarão absolutamente adaptados a nova rotina (e Mirela tb!) e tudo será bem mais fácil…
Bjus e fiquem com Deus!
Que bom que vcs estão bem e q estão se adaptando a nova vida!!Que Deus possa continuar no controle de tudo!!!Bjos e fiquem com Deus
Oi Tati,
Não se aflija com as possíveis cólicas e soluços. Durante 3 meses minha filhota teve pequenas cólicas e, à maioria das vezes era no período da tarde. A massagem e compressão aliviavam um pouquinho. Também tive meus momentos de choro e, é verdade, ficamos bem mais sensíveis. Enfim, acho q estou falando coisas óbvias q muitas de nós passam, mas, o mais importante, é a delícia q é e não se engane, tudo passa muito rápido.
Minha filhota já vai fazer 06 anos em dezembro e, acredite, até hj chego em lojas de roupas infantis e me pego olhando roupinhas para 1 ano por não me dar conta o qto minha filha cresceu e saiu dessa fase.
Bjocas,
Raquel
Que bom receber notícias boas de vocês… já era de se esperar, afinal como você mesma afirma: Deus está no comando para que tudo corra bem como até agora tem ocorrido. A pequena Mirela é linda demais e com certeza trará muito mais alegrias. Deus abençoe!!! Beijo Grande!!!
oi tati, estava com muitas saudades e curiosa para saber esse priemiros moemtnos, afinal queremos aprender tudo. Estou muito felzi pq vejo q está tudo indo bem , em janeiro a gente se encontra e estarei com um barrigão.
Grande beijo para vcs todos.
oh amiga, q maravilha receber noticias suas…
todo dia entrava na net p v s vc tinha postado algo…
e hj estou muito feliz com suas noticias, saber q a pekena Mirela esta bem e q a mamãe dela tb…
bjussssss, e tudo d bom p vcs…
Olá Tatiana !!Faz você muito em receber visitas só depois, eu pedi que me visitassem assim que meu bebê completasse 1 mês, porque são tantas mudanças, tantas adaptaçoes e mais em tempos de gripe e outras doenças todo cuidado ainda é pouco para uma vida tão preciosa E mais tem pessoas que não respeitam certos cuidados que tem que ter com recém nascidos tipo, beijar na mao, no rosto,no livro a Vida do Bebe tem dicas otimas quanto a visitas para o bebe.
Parabens pelo blog, ele eh lindo e muito emocionate,so de falar ja to chorando e olha que tem pouco tempo que tive meu segundo bebe
Desejo saude,saude,saude e muitas bencaos de DEUS.
Tatiana, foi ótimo ler este post! Deu uma mistura de sensações dentro de mim… felicidade, ansiedade, medo, enfim! Ainda irei passar por tudo isto e confesso que o novo vem com MUITAS expectativas… Mas o Eduardo tem sido muito esperado por nós e, assim como a Mirela, sabemos que ele vai nos trazer mais alegria, mais amor e muitas coisas boas! Nossos parabéns antecipados pelos 6 meses (tão importantes!) da Mirela!!!